Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Você já questionou de onde veio o reggae?

Óbvio que não são todos que admiram este estilo musical. É o meu preferido, acho que na minha família, poucos gostam. Muitas pessoas falam: "Ah, reggae é macumba." Gente, não é assim. Uma coisa não tem a ver com a outra. Quem gosta do estilo sabe o quão relaxante e sintonizado é o som. É uma sintonia magnífica! Enfim.. não foi este o assunto a tratar neste post. O título é bem específico: ''Você já questionou de onde veio o reggae?'' Você sabe? Bom, de acordo com o wikipédia (ele sempre nos ajuda não é?) é o seguinte:

''Reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960. Embora por vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior parte dos tipos de música jamaicana, o termo reggaeindica mais especificamente um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do ska e dorocksteady.
O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.''

Isso que é especificar o ritmo, não? Então.. Apesar do afirmativo acima ser sobre os instrumentos e batidas, o primeiro parágrafo se refere a Jamaica, cidade onde se originou o reggae. Desde então, se expandiu para o resto do mundo, de norte a sul. Temos como símbolo do reggae o artista Bob Marley (infelizmente falecido). Creio que sem Bob Marley dificilmente iriamos conhecer o reggae de hoje. Muitas bandas, como Natiruts (banda nacional de reggae) ou SOJA (banda inglesa de reggae), se inspiraram em Bob.

Um belo som de grande Bob para vocês! (No woman no cry)




Nenhum comentário:

Postar um comentário